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Parceiros UNICEF
Local AC, AP, DF, ES, RJ, RN, SE
Duração Setembro 2023 a Março 2024 (além de outras ações desde 2019)
381

Participantes, incluindo gestores escolares e técnicos das Secretarias Estaduais de Educação

Trajetórias de Sucesso Escolar

A Roda Educativa é, desde 2019, parceira técnica do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em ações relacionadas à estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE) e ao Selo UNICEF, que buscam promover o acesso, a aprendizagem e a permanência das crianças e jovens na escola e reverter as altas taxas de distorção idade-série que o país enfrenta.

Estima-se que quase 5 milhões de estudantes estejam em situação de distorção idade-série na educação básica pública do Brasil, o que significa que estão pelo menos dois anos atrás da série correspondente à sua idade. Estudos apontam que repetir o ano na maior parte das vezes não ajuda o estudante a aprender o que não aprendeu; pelo contrário, pode favorecer sua estigmatização e o seu afastamento da escola, aumentando a chance de que desista dela (aumentando assim também a taxa de evasão).

Sob a liderança do UNICEF, que mobiliza uma ampla rede de estados e municípios para repensar a cultura educacional que naturaliza a reprovação, a Roda Educativa vem desenvolvendo ações formativas junto a Secretarias Estaduais de Educação brasileiras para apoiar gestores e educadores no diagnóstico e intervenção sobre esta realidade. Além de ter produzido cursos sobre o tema, e disponibilizados no AVA do UNICEF para todo o país.

O trabalho mais recente, iniciado no segundo semestre de 2023, envolve o apoio às equipes das Secretarias Estaduais de Educação do Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Os diagnósticos nos estados do RN, SE, AP, e ES foram concluídos ainda em 2023, com uma análise detalhada da implementação das políticas locais de TSE e sugerindo recomendações para seu fortalecimento.

Além das análises, fazem parte desse de apoio ações de formação às Secretarias e gestores escolares, encontros presenciais e virtuais.

Confira abaixo outras ações realizadas pela Roda Educativa em colaboração entre o UNICEF no contexto da estratégia:

2019: Formações Presenciais com gestores e educadores foco em ações voltadas ao enfrentamento da distorção idade-série.

2021: Desenvolvimento de dois Cursos Autoinstrucionais de 30h cada, um para gestores escolares e outro para gestores educacionais, disponibilizados via Ambiente Virtual de Aprendizagem do UNICEF com foco especial para municípios da Amazônia Legal e semiárido, mas abertos para todo o Brasil .

2022 – 2023: Monitoramento e Avaliação – realização de diagnóstico para compreender a implementação das políticas locais de TSE, com a produção de relatórios analíticos para cada estado envolvido e devolutivas presenciais (Amapá, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Sergipe).

Setembro 2023 – Março 2024: Apoio técnico-pedagógico às Secretarias Estaduais de Educação para implementação, revisão e aprimoramento de programas de enfrentamento da cultura do fracasso escolar, considerando as especificidades de cada território no Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Além dessas ações direcionadas a territórios específicos, são promovidos webinários abertos a educadores de todo o país que problematizam instrumentos e práticas de avaliação. Confira:










 

A Roda Educativa é, desde 2019, parceira técnica do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em ações relacionadas à estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE) e ao Selo UNICEF, que buscam promover o acesso, a aprendizagem e a permanência das crianças e jovens na escola e reverter as altas taxas de distorção idade-série que o país enfrenta.

Estima-se que quase 5 milhões de estudantes estejam em situação de distorção idade-série na educação básica pública do Brasil, o que significa que estão pelo menos dois anos atrás da série correspondente à sua idade. Estudos apontam que repetir o ano na maior parte das vezes não ajuda o estudante a aprender o que não aprendeu; pelo contrário, pode favorecer sua estigmatização e o seu afastamento da escola, aumentando a chance de que desista dela (aumentando assim também a taxa de evasão).

Sob a liderança do UNICEF, que mobiliza uma ampla rede de estados e municípios para repensar a cultura educacional que naturaliza a reprovação, a Roda Educativa vem desenvolvendo ações formativas junto a Secretarias Estaduais de Educação brasileiras para apoiar gestores e educadores no diagnóstico e intervenção sobre esta realidade. Além de ter produzido cursos sobre o tema, e disponibilizados no AVA do UNICEF para todo o país.

O trabalho mais recente, iniciado no segundo semestre de 2023, envolve o apoio às equipes das Secretarias Estaduais de Educação do Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Os diagnósticos nos estados do RN, SE, AP, e ES foram concluídos ainda em 2023, com uma análise detalhada da implementação das políticas locais de TSE e sugerindo recomendações para seu fortalecimento.

Além das análises, fazem parte desse de apoio ações de formação às Secretarias e gestores escolares, encontros presenciais e virtuais.

Confira abaixo outras ações realizadas pela Roda Educativa em colaboração entre o UNICEF no contexto da estratégia:

2019: Formações Presenciais com gestores e educadores foco em ações voltadas ao enfrentamento da distorção idade-série.

2021: Desenvolvimento de dois Cursos Autoinstrucionais de 30h cada, um para gestores escolares e outro para gestores educacionais, disponibilizados via Ambiente Virtual de Aprendizagem do UNICEF com foco especial para municípios da Amazônia Legal e semiárido, mas abertos para todo o Brasil .

2022 – 2023: Monitoramento e Avaliação – realização de diagnóstico para compreender a implementação das políticas locais de TSE, com a produção de relatórios analíticos para cada estado envolvido e devolutivas presenciais (Amapá, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Sergipe).

Setembro 2023 – Março 2024: Apoio técnico-pedagógico às Secretarias Estaduais de Educação para implementação, revisão e aprimoramento de programas de enfrentamento da cultura do fracasso escolar, considerando as especificidades de cada território no Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Além dessas ações direcionadas a territórios específicos, são promovidos webinários abertos a educadores de todo o país que problematizam instrumentos e práticas de avaliação. Confira:










 

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