contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
Filtros

Cadernos do Programa Myra – Juntos pela leitura

Conheça materiais para apoiar as famílias, escolas, pessoa voluntárias e estudantes

Revista Jaê

Conheça a experiência de Santa Bárbara d’Oeste na construção de uma política pública para relações raciais positivas

Relatório anual 2022

Neste documento reunimos alguns dos destaques e resultados das ações realizadas ao longo de 2022 e início de 2023

Como a convivência escolar é afetada pela cultura digital?

Artigo da coordenadora pedagógica Camila Fattori aborda nosso papel em orientar crianças e jovens no uso da internet

Celular maldito e maravilhoso: gestão dos dilemas de uso

Artigo da diretora-presidente da CE CEDAC, Tereza Perez, aprofunda o tema no âmbito familiar e escolar

Coordenação Pedagógica: identidade, saberes e práticas

Livro e podcast em parceria com Moderna e Santillana refletem sobre a atuação de CPs

Referencial Nós

Conheça o documento que registra as experiências de aprendizagens das práticas de linguagem dentro do contexto do projeto Nós, Iniciativa pela Educação Integral em Territórios Amazônicos

Equidade na alfabetização: um olhar atento para os que mais precisam

Publicação auxilia professores no desenvolvimento de uma prática pedagógica que atenda necessidades específicas

Glossário Comentado – Letramento Racial

Publicação do Projeto Jaê – Educação para Equidade, com objetivo de aprofundar discussões sobre relações étnico-raciais

Coletânea Jaê – Literaturas Negras

Textos selecionados por mediadoras de leitura das Rodas de Leitura Literaturas Negras, equipes da CE CEDAC e da SME de Santa Bárbara d’Oeste (SP)

Carta da Rede Latino-Americana de Educação Rural

Documento indica 10 ações para melhorar a qualidade da educação em escolas e comunidades rurais

Breve Panorama dos Movimentos Negros no Brasil

E-book com palestra da filósofa Sueli Carneiro sobre a história dos movimentos negros no enfrentamento ao racismo no Brasil

Relatório anual 2021

2021 foi um ano de retomada das escolas e a CE CEDAC acompanhou de perto a educação em todo o país

Direção para os novos espaços e tempos da escola

Publicação em parceria com a Editora Moderna discute como direção pode atuar para uma gestão escolar com equidade

Boletim Cultural Jaê

Material feito a muitas mãos para divulgar iniciativas culturais e as principais ações do projeto em Santa Bárbara d’Oeste (SP)

Boas Práticas 2021

Experiências do PSE em 2021 para inspirar a atuação colaborativa nos Arranjos de Desenvolvimento da Educação

Boas Práticas 2020

Experiências do PSE em 2020 para inspirar a atuação colaborativa nos Arranjos de Desenvolvimento da Educação

A formação de professores, coordenadores e gestores para atuação em grupos

Publicação apresenta a importância da articulação entre os diferentes profissionais de uma rede de ensino

Ioeb – A elaboração de um instrumento participativo

Artigo apresenta um relato de caso sobre o processo de elaboração de uma metodologia de avaliação participativa

O gestor como mobilizador social

Conheça o artigo publicado na Revista Poliges (Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)

Entreartes – Oficinas Escolas que Vale

Livro apresenta o trabalho realizado nas oficinas do Escola que Vale para educadores e alunos de redes públicas

Relatório anual 2020

Compartilhamos o que foi feito na CE CEDAC para continuar promovendo aprendizagens mesmo em um cenário tão incerto.

Por uma educação transformadora

Publicação compartilha discussões da terceira edição do Seminário Arte, Palavra e Leitura

Um banho de linguagem – leitura com bebês

Desde muito pequenas, as crianças leem o mundo a partir do que veem e do que lhes é narrado

Mediação de leitura on-line: formação de leitores em tempos de pandemia

Breve panorama da concepção do Programa Myra e sua adaptação para o cenário virtual

Boletim de Boas Ideias Pequenos Leitores

Curadoria especial de dicas e sugestões de materiais e atividades para contribuir com a Educação Infantil

Estatuto Social

Este documento consolida um conjunto de regras estabelecidas pela Comunidade Educativa CEDAC

Tempo de aprender – o que não fazer em sala de aula

Programa que materializa Política Nacional de Alfabetização contraria concepções da BNCC

Relatório anual 2019

Em 2019 realizamos 15 projetos com 11 parceiros financiadores em 164 municípios. Conheça!

Política de proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade

Política para promover e proteger os direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade

Leitura e Escrita – Lugares de Fala e Visibilidade

Discussões feitas nas mesas com especialistas na segunda edição do seminário

Diálogo escola-família

Como a escola pode aprimorar sua relação com as famílias dos estudantes? Este livro foi pensado para auxiliar gestores escolares

Relatório de atividades 2018

Síntese dos projetos realizados e as principais conquistas feitas em parceria com redes municipais e estaduais

Relatório Financeiro 2018

Balanço patrimonial relatado por auditores independentes sobre as demonstrações contábeis da instituição

Os instrumentos de acompanhamento das aprendizagens dos estudantes como objetos de formação de gestores

Artigo apresenta experiência de formação de gestores educacionais e escolares

Arte, palavra e leitura na Primeira Infância

Publicação compila reflexões do Seminário Arte, Palavra e Leitura na Primeira Infância, realizado em 2018

Avaliação de projetos e desenvolvimento do pensar avaliativo: relato de um percurso

Artigo joga luz ao potencial pedagógico das avaliações de projetos e programas sociais e educacionais

BNCC – A Base Nacional Comum Curricular na prática da gestão escolar e pedagógica

Publicação para ampliar reflexões em torno das intencionalidades educativas da BNCC

Orientações pedagógicas para a formação de leitores

Publicação desenvolvida no contexto do projeto Transformar

Pequenos Leitores

Publicação compartilha a história e funcionamento do projeto

Relatório de atividades 2017

Confira as ações de 2017 com mais de 4 mil profissionais da educação impactados

Parceria entre Pares: Escola e Família – Pela Trajetória Escolar dos Alunos/Filhos

Como construir uma parceria que favoreça a aprendizagem dos alunos? Confira!

Edital Projeto Pequenos Leitores – 2019/2020

Confira o edital para municípios paulistas se inscreverem na 4ª edição do projeto

Itinerário de leitura

Guia com seleção de livros e outras manifestações estéticas convida o leitor a uma imersão no universo ficcional

Relatório de atividades 2016

Em 2016, firmamos parceria com secretarias de educação de 92 municípios de 15 Estados

BNCC: breve histórico e expectativas para a terceira versão

Como organizadora membro do Movimento pela Base e do Observatório do PNE, Tereza relata contribuição da instituição

Primeiros passos para a implementação da BNCC

Material feito pela CE CEDAC e Movimento pela Base traz sugestões de ações

Acción y Reflexión: La investigación como potenciadora de aprendizajes

Livro tem objetivo de aumentar a qualidade da educação por meio da formação docente

O acompanhamento das aprendizagens dos estudantes e os bons usos da avaliação

Artigo produzido no contexto do Programa Avaliação e Aprendizagem, em parceria com a Fundação Itaú Social

Projeto político-pedagógico: orientações para o gestor escolar

Publicação com objetivo de auxiliar o gestor escolar no processo de elaboração e revisão do PPP

Consulta Lúdica PVE

Publicação foi realizada pela PVE, projeto em parceria com o Instituto Votorantim

Calendário 2015 de ações voluntário do Programa Escola Brasil

O Programa Escola Brasil é a iniciativa de voluntariado corporativo do Santander Brasil

Relatório de atividades 2015

2015 foi um ano de renovação do compromisso da Comunidade Educativa CEDAC com a educação pública brasileira

Guia para a articulação Escola-Família na Rede Municipal de Ensino de São Miguel dos Campos, AL

Documento tem como objetivo recomendar aos gestores escolares ações práticas e reflexivas

Relatório de atividades 2014

Conheça programas e projetos da Comunidade Educativa CEDAC, desenvolvidos em parceria

Caderno de orientação para uso pedagógico e formativo dos acervos do PNBE do professor

Publicação discute ações sobre a organização e conhecimento da lista de acervo

Educação Municipal de Qualidade – princípios de gestão estratégica para secretários e equipe

Obra para apoiar gestores educacionais e escolares com ações práticas e reflexivas

A construção da avaliação e a utilização dos resultados em contexto de formação de profissionais de creches

Relatos de experiências profissionais para pensar políticas e processos de avaliação da aprendizagem docente

Sugestões para o texto introdutório da área de Linguagens da BNCC

Sugestões feitas pela nossa equipe em relação ao conteúdo da primeira versão da BNCC

O conteúdo de Matemática da BNCC

Críticas e sugestões em relação ao conteúdo de Matemática descrito na primeira versão da BNCC

O conteúdo de Educação Infantil da BNCC

Críticas e sugestões em relação ao conteúdo da primeira versão da BNCC

O conteúdo de língua portuguesa da BNCC

Análise dos aspectos positivos e negativos do conteúdo de Língua Portuguesa da BNCC

Experiência inovadora – Prêmio Paulo Freire (PASEM)

Publicação traz nossa contribuição sobre experiências inovadoras na formação de professores, no PASEM

Relatório de atividades 2013

O ano foi marcado por grandes mudanças institucionais, mas o sentido do nosso trabalho continuou o mesmo

100 Perguntas que vão dar o que falar

Publicação faz parte do Programa 5 Atitudes, do Movimento Todos pela Educação

Formação continuada de professores que ensinam matemática

Artigo apresenta a contribuição da CE CEDAC no XII EPREM – Encontro Paranaense de Educação Matemática

Casa do Aprender na Biblioteca Viva

Apresentação do projeto no 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias

Educação e arquiteturas territoriais

Dissertação de Lívia Galvani discute possibilidades e limites para melhoria das condições de ensino e aprendizagem

Processo avaliativo do Projeto Escola: reflexões sobre o desenvolvimento de uma cultura avaliativa

Artigo propõe uma reflexão sobre a realização da avaliação de um dos nossos projetos de formação

O que revela o espaço escolar? Um livro para diretores de escola

Livro apresenta análise das condições físicas das escolas e sua relação com a aprendizagem

Formação na escola – ciclo 2

Conjunto diversificado de atividades de Língua Portuguesa e Artes a serem trabalhados no 4º e no 5º ano

Formação na escola – ciclo 1

Conjunto de atividades de Língua Portuguesa e Artes dedicados aos conteúdos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental

Casa do Professor – Ações de Formação e de Incentivo à Leitura

Publicação discute o espaço como um centro de formação e as ações formativas de incentivo a leitura

Casa do Professor Biblioteca – Importância, organização e funcionamento

Publicação discute a importância da Biblioteca, sua organização e funcionamento

Casa do Professor – Conceitos, fundamentos e funcionamento

Publicação traz orientações para que gestores educacionais e escolares possam implementar o espaços em suas redes

As emoções e os valores dos professores brasileiros

Conheça o estudo realizado pela Fundação SM e a OEI com coordenação da nossa diretora-presidente

Nova Letra – 2004

Apresenta um pouco da trajetória percorrida pela instituição e rumos de seus projetos

Nova Letra – 2003

Crônicas e outros textos quase ficcionais, sob uma variedade de olhares, como forma de ilustrar nossos projetos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.