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Parceiros FTD Educação e Secretarias de Educação dos Municípios participantes.
Local 2023/2024 (6ª Edição): Potim e Redenção da Serra. Edições anteriores: (2021/2022): Campos de Jordão e Natividade da Serra; São Luiz do Paraitinga e Ilhabela (2019/2020); Mongaguá e Lagoinha (2017/2018); Ferraz de Vasconcelos (2015/2016); Itatinga e Pratânia (2013/2014).
Duração Desde 2013 (ciclos bienais)
85

Equipe técnica das Secretarias de Educação, diretores, coordenadores pedagógicos e professores (total na 6ª edição)

Potim e Redenção da Serra são os municípios participantes da sexta edição do Projeto Pequenos Leitores. As duas cidades foram selecionadas em edital em 2022 para receber a iniciativa no biênio de 2023/2024.

Resultado de uma parceria entre a FTD Educação e a Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC), a iniciativa parte da concepção da leitura como um direito para garantir o acesso de crianças de 3 a 5 anos à cultura escrita.

A partir da qualificação das práticas de leitura e de uma atuação sistêmica que envolve toda a rede de profissionais diretamente ligados à educação infantil, o projeto contribui para a formação de leitoras e leitores desde cedo, buscando impactar não somente as crianças, mas toda a comunidade que as cerca.

Iniciado em 2013, o Pequenos Leitores é voltado para municípios localizados a até 300 km da capital paulista. Já participaram do projeto as cidades de Itatinga e Pratânia (2013/2014); Ferraz de Vasconcelos (2015/2016); Mongaguá e Lagoinha (2017/2018); Ilhabela e São Luiz do Paraitinga (2019/2020); e Natividade da Serra e Campos de Jordão (2021/2022).

Seu desenvolvimento abrange profissionais relacionados à Educação Infantil, de 3 a 5 anos, na rede pública dos municípios, desde a equipe técnica das Secretarias de Educação, passando por diretoras e diretores, coordenadoras e coordenadores pedagógicos e professoras e professores.

Atuando de forma sistêmica, a iniciativa ajuda essas instâncias a repensar sua proposta pedagógica, a partir da visão da leitura como direito humano a ser garantido durante a formação das crianças. Esses profissionais passam por processos de formação e vivenciam um conjunto de ações cujo objetivo é qualificar as práticas associadas ao acesso à cultura escrita por meio da leitura literária.

O projeto contribui também para a melhoria das condições institucionais para a leitura na escola, sobretudo a partir da organização e construção de um acervo de qualidade, e de espaços para a prática de atividades que envolvam os livros e a leitura. E muitas vezes impacta também indiretamente as famílias e a comunidade que por meio das crianças entram em contato com a literatura infantil.

Ao longo de mais uma década de existência do projeto Pequenos Leitores, foi possível verificar avanços na oferta de livros e leitura para as crianças dos municípios participantes, na institucionalização de práticas de leitura, na qualificação e diversificação das experiências literárias proporcionadas, na definição de critérios de qualidade para a aquisição de títulos, e no desenvolvimento de comportamentos leitores nas crianças.

Saiba mais:

Publicação Pequenos Leitores

Esta publicação busca compartilhar com profissionais da Educação Infantil, interessados na área de leitura e formadores de professores, a história e o funcionamento do Projeto Pequenos Leitores, iniciativa criada com o objetivo de contribuir para a criação de condições, na escola pública, para que as crianças desde muito cedo tenham garantido o seu direito de acesso à cultura escrita, por meio da leitura literária. Baixe grátis a publicação!

Boletim de Boas Ideias

O material nasceu como uma curadoria de conteúdos e dicas interessante para apoiar equipes de gestão escolar e professores da Educação Infantil que participavam do Projeto Pequenos Leitores no início da pandemia. Já são mais de 20 edições realizadas desde 2020 e que podem ser acessadas por todas as pessoas que tiverem interesse em ampliar seu repertório de escolhas quando se trata de ler com ou para uma criança. Cliquei aqui e acesse os boletins!

Texto “Em busca da transformação da leitura literária na educação infantil”

Originalmente publicado na Revista Emília em 20/10/2016, o texto foi escrito por Sandra Medrana,  coordenadora pedagógica na Roda Educativa (antiga CE CEDAC), no contexto do Projeto Pequenos Leitores. Nele, a educadora apresenta o percurso realizado nos primeiros 4 anos do projeto abordando a relação entre a formação literária dos professores e as condições oferecidas para a formação leitora de seus alunos e os limites e as possibilidades de atuar na formação literária de docentes. Conheca o texto!

Confira o vídeo institucional do projeto:




Potim e Redenção da Serra são os municípios participantes da sexta edição do Projeto Pequenos Leitores. As duas cidades foram selecionadas em edital em 2022 para receber a iniciativa no biênio de 2023/2024.

Resultado de uma parceria entre a FTD Educação e a Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC), a iniciativa parte da concepção da leitura como um direito para garantir o acesso de crianças de 3 a 5 anos à cultura escrita.

A partir da qualificação das práticas de leitura e de uma atuação sistêmica que envolve toda a rede de profissionais diretamente ligados à educação infantil, o projeto contribui para a formação de leitoras e leitores desde cedo, buscando impactar não somente as crianças, mas toda a comunidade que as cerca.

Iniciado em 2013, o Pequenos Leitores é voltado para municípios localizados a até 300 km da capital paulista. Já participaram do projeto as cidades de Itatinga e Pratânia (2013/2014); Ferraz de Vasconcelos (2015/2016); Mongaguá e Lagoinha (2017/2018); Ilhabela e São Luiz do Paraitinga (2019/2020); e Natividade da Serra e Campos de Jordão (2021/2022).

Seu desenvolvimento abrange profissionais relacionados à Educação Infantil, de 3 a 5 anos, na rede pública dos municípios, desde a equipe técnica das Secretarias de Educação, passando por diretoras e diretores, coordenadoras e coordenadores pedagógicos e professoras e professores.

Atuando de forma sistêmica, a iniciativa ajuda essas instâncias a repensar sua proposta pedagógica, a partir da visão da leitura como direito humano a ser garantido durante a formação das crianças. Esses profissionais passam por processos de formação e vivenciam um conjunto de ações cujo objetivo é qualificar as práticas associadas ao acesso à cultura escrita por meio da leitura literária.

O projeto contribui também para a melhoria das condições institucionais para a leitura na escola, sobretudo a partir da organização e construção de um acervo de qualidade, e de espaços para a prática de atividades que envolvam os livros e a leitura. E muitas vezes impacta também indiretamente as famílias e a comunidade que por meio das crianças entram em contato com a literatura infantil.

Ao longo de mais uma década de existência do projeto Pequenos Leitores, foi possível verificar avanços na oferta de livros e leitura para as crianças dos municípios participantes, na institucionalização de práticas de leitura, na qualificação e diversificação das experiências literárias proporcionadas, na definição de critérios de qualidade para a aquisição de títulos, e no desenvolvimento de comportamentos leitores nas crianças.

Saiba mais:

Publicação Pequenos Leitores

Esta publicação busca compartilhar com profissionais da Educação Infantil, interessados na área de leitura e formadores de professores, a história e o funcionamento do Projeto Pequenos Leitores, iniciativa criada com o objetivo de contribuir para a criação de condições, na escola pública, para que as crianças desde muito cedo tenham garantido o seu direito de acesso à cultura escrita, por meio da leitura literária. Baixe grátis a publicação!

Boletim de Boas Ideias

O material nasceu como uma curadoria de conteúdos e dicas interessante para apoiar equipes de gestão escolar e professores da Educação Infantil que participavam do Projeto Pequenos Leitores no início da pandemia. Já são mais de 20 edições realizadas desde 2020 e que podem ser acessadas por todas as pessoas que tiverem interesse em ampliar seu repertório de escolhas quando se trata de ler com ou para uma criança. Cliquei aqui e acesse os boletins!

Texto “Em busca da transformação da leitura literária na educação infantil”

Originalmente publicado na Revista Emília em 20/10/2016, o texto foi escrito por Sandra Medrana,  coordenadora pedagógica na Roda Educativa (antiga CE CEDAC), no contexto do Projeto Pequenos Leitores. Nele, a educadora apresenta o percurso realizado nos primeiros 4 anos do projeto abordando a relação entre a formação literária dos professores e as condições oferecidas para a formação leitora de seus alunos e os limites e as possibilidades de atuar na formação literária de docentes. Conheca o texto!

Confira o vídeo institucional do projeto:




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