contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
16/03/2017

Programas e projetos 2017 – um breve panorama

Em 2017, com um cenário de ampliação dos projetos, atuaremos em 96 municípios com o foco de sempre: a aprendizagem das crianças.

Apesar do cenário econômico, político e social conturbado, 2017 começou com força total na Comunidade Educativa CEDAC.

Neste início de ano, temos uma equipe de 45 profissionais atuando em 11 projetos e programas, envolvendo 96 municípios e 13 empresas e organizações parceiras.

Dos 11 projetos e programas, 02 são novos e 09 dão continuidade a um trabalho que já vinha sendo desenvolvido. Por meio desses projetos, este ano, vamos contribuir com a educação pública brasileira nas áreas de Gestão Educacional e Escolar, Coordenação Pedagógica, Língua Portuguesa, Leitura, Educação Ambiental, Educação Infantil, Ensino Médio, Mobilização Social e Educação no contraturno.

Dentre os novos projetos, destacamos o Mosaic Educa, que está sendo desenhado em parceria com o Instituto Mosaic e com a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá (PR), nossas novas parceiras.

Destaque também para a parceria de 9 anos com o Instituto Votorantim no Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que em 2017 vai ser desenvolvido em 53 municípios – 36 a mais do que no ano passado.

E além dessas iniciativas já em andamento, temos outras propostas sendo discutidas e construídas em parceria com empresas, setor público e organizações da sociedade civil.

Para complementar a atuação na formação de educadores e de voluntários, na produção de publicações e na assessoria a gestores públicos e a Organizações da Sociedade Civil, nossa equipe também está envolvida, entre outras, na Rede Temática Leitura e Escrita de Qualidade para Todos, coordenada pelo GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, e no Observatório do PNE, plataforma de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação. Com a coordenação do Todos pela Educação, estamos, junto com 20 organizações, planejando novas estratégias para manter vivo o PNE em 2017.

Tereza Perez, Diretora Presidente da Comunidade Educativa CEDAC, comenta nosso cenário de programas e projetos de 2017: “Em 2016, houve uma retração no valor dos projetos, em função da situação econômica do país e também por ser o último ano das gestões municipais. Já neste ano, temos um cenário de ampliação dos projetos. Em especial, destaque para o Parceria  Votorantim pela Educação, que passou de 17 municípios participantes em 2016 para 53 este ano. Os novos gestores municipais também se entusiasmaram no início da gestão e entraram em contato, solicitando propostas de formação. Outro ponto interessante é que vêm aumentando as solicitações para propostas de formação que envolvam diretamente a totalidade dos  professores da rede, estratégia muito potente, mas que nos últimos anos vinha sendo menos frequente. Mas o que quero destacar é que, independente do cenário de projetos deste ano, a pergunta que nos fazemos sempre é: essa ação irá beneficiar os alunos e as alunas; vai chegar na sala de aula?”.

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.